sábado, 10 de abril de 2010

¡Viva la Vida!

Já dizia Olavo Bilac "escrever é como pintar". Talvez por isso eu tenha me identificado tanto com ela, não por nossas histórias de vida, mas por gostarmos de expressar o nosso interior. Eu, através das palavras. Ela, das imagens.
Conheci Frida Kahlo, quando tive que ensinar aos meus alunos algo sobre arte hispânica. Em um passeio pelo shopping, dou de cara com o filme Frida Kahlo, pareceu perfeito para alguém que precisava aprender algo sobre pintura. Levei pra casa sem saber que ali seria só o começo de uma grande admiração.
Representada pela atriz Salma Hayek, Frida foi me conquistando com sua história comovente. Dois grandes acidentes em sua vida: um ônibus e Diego Rivera. Ambos pintores mexicanos, Frida e Diego viveram um casamento marcado por infidelidades e muito companheirismo.
Surrealista? Não se considerava assim, vivia ela dentro de uma realidade surreal ou uma surrealidade real, muito concreta e, principalmente, muito doída.
Acredito que partiu sem saber que mais fortes que as marcas que ficaram em seu corpo e em sua alma, seriam as deixadas nas milhares de pessoas pelo mundo que admirariam com paixão a sua vida e obra.
Frida, como muitos de nós, também gostava de escrever, e as últimas palavras do seu diário dizem: "Espero que mi partida sea feliz, y espero nunca más regresar". Parecia ter sofrido o suficiente neste mundo para ter que viver aqui outra vez. Ao mesmo tempo, reconhece que "tudo vale a pena se alma não é pequena" como nos disse o Fernando Pessoa, pois em seu último quadro Frida nos deixa a mensagem: "Viva la vida".
Recomendo a todos que conheçam a vida e a obra dessa grande mulher Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón.

Andréa Silveira

4 comentários:

  1. Que mulher encantadora *-*
    Parece ter muita força!

    Pois vamos viver!

    Beijo,
    Nara

    ResponderExcluir
  2. Legal demais, o blog tá muito lindo =)
    Ivanna.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse filme e adorei seu texto. Viva la vida... que por vezes es muy loca!

    Um beijo, Andréa

    ResponderExcluir
  4. amei o blog, lindo de viver!!

    O Post, gostei mais ainda!!

    Vamos viver a vida intensamente.. sempre!!

    bj

    ResponderExcluir

Desde já, agradeço seu comentário!